Quem sou eu

Minha foto
Dirigente Espiritual de Umbanda, iniciou na Umbanda no ano de 1997, filho carnal de dirigentes umbandistas. Fundador da Casa de Umbanda Lar de Sá Maria - Comunhão da Luz, inaugurado no dia 20 de janeiro de 2009, também dirigido por Madrinha Camila Pavão.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Erê não é a Criança que cultuamos na Umbanda - Padrinho Catucá

 


A nossa religião é voltada por uma cultura sincrética enorme, o que faz com que ela use de corruptelas e linguísticas de outras culturas para denominar instrumentos, alguns rituais e principalmente nome dos guias espirituais, não foi diferente com a palavra "Erê" advinda da língua yorubá.

Erê, ou em sua origem yorubá, "Iré" significa "brincadeira; divertimento". Essa palavra foi designada a uma manifestação ligada ao elemento da infantilidade que se manifesta diretamente em iniciados no Candomblé de origem Nagô/Yorubá, o Erê não é o espírito de uma criança ou um espírito infantil, tem um outro significado para o Candomblé desta origem, o qual não vou me aprofundar porque não é meu segmento, entretanto, posso dizer que o Erê é um estado de infância que o iniciado se encontra através dessa manifestação elementar, ligada a divindade a qual ele se iniciou.

Na Umbanda se cultua espíritos, aqueles que encarnaram, desencarnaram, reencarnaram, desencarnaram novamente e então cumprem suas missões como orientadores espirituais, sendo assim, os espíritos que se manifestam na Umbanda não são Erês, são popularmente conhecidos como "Ibejadas" por uma assimilação sincrética com a divindade Ibeji dos yorubás, de onde saiu essa corruptela usada na Umbanda. Essas CRIANÇAS são espíritos e nada têm a ver com a manifestação do Erê do Candomblé de origem Nagô/Yorubá.

Mesmo que popularmente você chame as crianças de Umbanda de "Erê", tenha consciência do que cada uma dessas manifestações significa e quais são os objetivos delas, para que você não caia no erro de assimilar uma coisa com a outra na prática.

Que a criança interior nunca morra dentro de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário